Logotipo Marina Almeida
Logo Marina Almeida Strategy 360

O que é isto dos negócios “50-50”?

31 de Outubro de 2022
Marina Almeida

Estávamos em 2003 e ninguém falava acerca de teletrabalho, ou trabalho à distância e muito menos negócios online. Estávamos em 2003 e os negócios eram (quase) todos com presença física e jamais alguém pensava em reunir à distância. O mundo mudou! Mas nem todo o mundo mudou.

“Estudo revela que 64% das PME europeias ainda não otimizaram totalmente os seus negócios para o trabalho híbrido”

“Muitas PMEs europeias continuam a lutar para superar os desafios do trabalho híbrido, com dois terços (64%) ainda a otimizar totalmente as suas soluções informáticas para tal”. (Fonte: Expresso)

Tecnologias de informação, infraestruturas de cibersegurança, cloud, plataformas para reunir à distância, e-mail marketing, e-commerce, infoprodutos... terminologia que pode ser muito comum para si que me está a ler, mas para 64% das PME’s é uma terminologia desafiadora. E como tudo na vida, as coisas têm sempre dois lados da mesma moeda, tudo aquilo que é desafiador traz consigo oportunidade.

E é sobre estas oportunidades que quero falar, é sobre o facto de os negócios terem oportunidade para se reinventarem, poderem crescer em volume de negócios de forma que jamais pensaram (num quadro económico atual desafiador é certo), negócios relacionados como cibersegurança terem a oportunidade de ver a sua voz refletida em orçamentos mais abastados, como forma de garantir toda uma segurança outrora suportada em arquivos físicos e fechado a “7 chaves”, oportunidades de novos negócios de freelancers de forma a capacitarem estas empresas para um know-how mais digital se lhe pudermos chamar assim.

Nunca como agora existiram tantas oportunidades num mundo cada vez mais digital, sendo certo que até mesmo o contexto mundial – aumento do preço de inúmeras matérias primas, bem como contexto de distribuição (terreste ou marítimo) – dá “puxão” para a reinvenção dos negócios através de plataforma digitais.

E para termos uma ideia de números,

“Guia das PMEs para Tornar Híbrido Permanente”, encomendada pela Dynabook Europe GmbH em parceria com a Walnut Unlimited, sondou 1.200 decisores de TI em PMEs em todo o Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Holanda, Bélgica e Itália, indica que 44% das PMEs a revelaram que estão a beneficiar de um aumento do orçamento de TI este ano, sendo que as três principais áreas de prioridade para o investimento em TI nos próximos 12 meses incluem infraestruturas de cibersegurança (46%), soluções baseadas na cloud (46%) e apoio/assistência remota em TI (44%). Equipar os funcionários com dispositivos é também uma prioridade de investimento popular (40%). (Fonte: Expresso)

Dentro de sensivelmente 3 anos, arrisco o ano de 2026, e arrisco-me a dizer que quer os desafios, quer as oportunidades nos negócios vão ser iguais (entre aspas, claro) ao ano de 2022. Tecnologias de informação, negócios de e-commerce, negócios online... continuarão na ribalta!

Marina

• Sobre •

Olá, o meu nome é Marina.
Gosto de criar e delinear com base na meta a atingir. A orientação por resultados faz parte de mim, e a celebração das conquistas é essencial!

Quer receber as melhores dicas para o seu negócio?

Deixe aqui o seu melhor e-mail e faça parte das mais de 6000 pessoas que acompanham as minhas partilhas e estão a crescer os seus negócios.
BeMotion Digital © 2022 MARINA ALMEIDA - ALL RIGHTS RESERVED / Termos e Condições /  LEIA A NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE