Logotipo Marina Almeida
Logo Marina Almeida Strategy 360

No mundo dos negócios, nunca sentiu falta de confiança, teve medo de errar ou ser julgado? Muitas vezes os empreendedores tímidos têm inúmeros pensamentos e medos… 

Várias dicas podem ajudar a ultrapassar essa timidez:

  • Autoconhecimento

O que sente? O que acha que está a impedir de dar o próximo passo no seu negócio? De que forma a timidez o “bloqueia” na conquista dos seus objetivos profissionais? Questione-se regularmente, explore melhor as suas forças e fraquezas. As caraterísticas mais relevantes da sua personalidade. Pense como agiria se não fosse uma pessoa inibida. 

Ao trabalhar o seu autoconhecimento de forma constante, consegue, ao longo do tempo, reconhecer as suas competências e capacidades, fortalecendo assim a sua autoconfiança. Desta forma vai conseguir estar preparado para superar a timidez, dando um passo em frente na definição das suas estratégias e resultados de negócio.

  • Aceitação

Aceite-se como é, procure as ferramentas que o façam sentir bem e que o deixem confortável no seu negócio.

Não tem que fingir ser uma pessoa que não é. Ser tímido faz parte da sua personalidade e está tudo bem. Não há problema em ser assim. Se se fizer “passar” por alguém que não é, vai ficar frustrado e em sofrimento. E isso não vai mudar nada. 

Olhe para si mesmo e perceba de que forma pode lidar com essa dificuldade, analise os recursos internos que o ajudarão a “enfrentá-la”.  Acredite que, adotando essa postura, ficará mais à vontade e conseguirá acreditar que vai mais além. 

  • Coloque-se no lugar do cliente:

É difícil falar para desconhecidos? Então ponha-se no lugar deles e pense, principalmente, na mensagem que quer transmitir. Pense na forma de fazer a diferença na vida daquele negócio. De como o pode ajudar a crescer, a chegar aos resultados pretendidos. Não tenha medo de falar em público. Tente aproximar-se das pessoas e de lhes mostrar o seu ponto de vista.

  • Valorize os momentos a solo

Ajudam a reforçar a autoconfiança, a descontrair e a ter ideias para o seu negócio. Desafie-se constantemente, arrisque a fazer o que mais receia. Seja positivo e mostre-se disponível e interessado em aprender, escutar, melhorar e pedir ajuda quando achar que faz sentido e que é necessário. 

  • Faça também uma breve pesquisa pelo seu mercado de atuação, analise os problemas, mas, essencialmente, as soluções que daí podem surgir. E faça acontecer!

Se seguir as minhas dicas e mostrar paixão, o seu negócio vai crescer e passar ao próximo nível. Vamos juntos até lá? 🚀

Marina

• Sobre •

Olá, o meu nome é Marina.
Gosto de criar e delinear com base na meta a atingir. A orientação por resultados faz parte de mim, e a celebração das conquistas é essencial!

Quer receber as melhores dicas para o seu negócio?

Deixe aqui o seu melhor e-mail e faça parte das mais de 6000 pessoas que acompanham as minhas partilhas e estão a crescer os seus negócios.
BeMotion Digital © 2022 MARINA ALMEIDA - ALL RIGHTS RESERVED / Termos e Condições /  LEIA A NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE