Hoje quero falar-te sobre um tema da maior importância, para ti e para qualquer pessoa que, como tu, tenha criado o seu próprio negócio. Sejas tu um freelancer ou o CEO de uma multinacional com 50 mil colaboradores.
Sim, isto vale mesmo para todos!
Se a palavra que está a soar na tua cabeça é Estratégia, acertaste em cheio.
Não esperava outra coisa de ti.
Mas, afinal, o que é mesmo a Estratégia?
Nada menos do que o plano da tua organização para a criar valor para os acionistas, clientes e cidadãos.
E como se processa?
A Estratégia consiste em selecionar um conjunto de atividades em que a tua empresa ou negócio pretende ser um player de referência, destacado, criando diferenciação sustentável no mercado.
Esta diferenciação pode consistir, por exemplo, em oferecer mais valor aos clientes do que aquele que é habitualmente oferecido pela concorrência. Ou o mesmo valor a um custo mais baixo. Ou valor entregue de um modo diferente.
A diferenciação decorre tanto da escolha das atividades a executar quanto da forma como são executadas.
Resumidamente, a Estratégia é o plano que conduz à diferenciação face à concorrência, criando condições para que o teu negócio atinja um patamar de excelência que o coloque no topo do seu segmento.
Rumo à liderança! Rumo à sua visão!
Liderar requer uma boa Estratégia, que determine os objetivos do teu negócio e como lá chegar, a forma te posicionas no mercado, que investimentos deves fazer, como te diferencias da concorrência e que ações desenvolver para crescer.
Ela deve ter em conta variáveis internas e externas à empresa.
Deve conhecer o mercado, a concorrência e os fornecedores.
E ser capaz de avaliar os recursos e capacidades da empresa, bem como as suas vantagens comparativas e fragilidades.
Tudo deve ser pesado. E, claro, devidamente medido e acompanhado.
Mas deves ser sempre vigilante. Porque os mercados e a sociedade não são imutáveis, pelo que deves estar sempre atento para reagir e adaptares-te às constantes mudanças num mundo globalizado. Não deixes que o teu negócio se cristalize. Ajusta-a e dá-lhe espaço para evoluir. E evolui com ela.
Ter um bom produto ou serviço é muito importante. É fundamental. Mas sem uma Estratégia bem delineada, assente nos 3 pilares fundamentais que são a Missão, os Valores e a Visão, o teu negócio será um barco à deriva. Ao sabor do vento e das ondas do mar turbulento da economia.
E tu não te queres nessa agitação na tua vida, pois não?
Foi o que me pareceu.
E se não estás certo sobre que caminho seguir, tenho uma sugestão para ti: segue este link e marca uma sessão estratégica comigo, para conheceres a mentoria Negócios com Propósito e Resultados, onde poderás desenvolver a tua estratégia (e muito mais) comigo.
Não te deixes ir ao sabor do vento e das ondas do mar agitado da economia.
Fico à tua espera!
Até já,
Marina Almeida