Nenhum negócio bem-sucedido é gerido com base naquilo que o seu dono ou equipa de gestão acham.
Não, nunca, em tempo algum.
Esquece as fórmulas mágicas, esquece os predestinados que te oferecem soluções transcendentais nas redes sociais, esquece os mercados do embuste.
Um negócio gere-se com objetividade. Com dados concretos que analisas e medes. Com acompanhamento atento e permanente do teu setor e do mercado em que te inseres. Com feedback dos clientes. De forma informada, estruturada e fundamentada.
Sim, a tua intuição não pode nem deve ser ignorada. Afinal, foste tu que criaste e trouxeste o teu negócio até aqui. Mas não podes ignorar os dados de que dispões e os inputs que resultam da sua análise.
A menos que não queiras que o teu negócio cresça ou dê lucro.
Agora que nos entendemos sobre a importância dos dados e da sua análise e medição, vamos abordar 3 métricas que entendo serem fundamentais para uma boa gestão do teu negócio: vendas, lucro e fluxo de caixa. Vamos analisá-las, uma a uma:
Vendas, Lucro e Fluxo de Caixa são 3 métricas absolutamente essenciais para uma gestão bem-sucedida do teu negócio. E a própria definição de cada uma delas ilustra bem a importância de as acompanhares de forma rigorosa.
Quando não o fazes, corres o risco de não tomares as decisões mais acertadas, de assumir pagamentos que podes não conseguir fazer e, em consequência, de ficares sem fluxo de caixa.
E isso pode levar à falência do teu negócio.
E não foi para isso que largaste a tua antiga vida e decidiste arriscar tudo no teu próprio projecto, pois não?
Claro que não.
Por isso pára um momento para avaliar a gestão que estás a fazer, e considera seriamente um momento semanal para avaliar estas e outras métricas, que te permitam ter o pulso do teu negócio monitorizado.
E se tudo isto deixou uma neblina de dúvida na tua cabeça, e não sabes como arrancar com este processo de acompanhamento e medição, tenho uma proposta para ti. Segue este link aqui e marca já uma sessão de qualificação comigo, para conheceres a mentoria Negócios com Propósito e Resultados, e como ela te pode ajudar a desenvolver estes e outros processos que vão tornar o teu negócio mais sólido, eficaz e resiliente.
Podes contar comigo!
Até já,
Marina Almeida