Marina Almeida
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Nenhum negócio bem-sucedido é gerido com base naquilo que o seu dono ou equipa de gestão acham. 

Não, nunca, em tempo algum.

Esquece as fórmulas mágicas, esquece os predestinados que te oferecem soluções transcendentais nas redes sociais, esquece os mercados do embuste. 

Um negócio gere-se com objetividade. Com dados concretos que analisas e medes. Com acompanhamento atento e permanente do teu setor e do mercado em que te inseres. Com feedback dos clientes. De forma informada, estruturada e fundamentada. 

Sim, a tua intuição não pode nem deve ser ignorada. Afinal, foste tu que criaste e trouxeste o teu negócio até aqui. Mas não podes ignorar os dados de que dispões e os inputs que resultam da sua análise. 

A menos que não queiras que o teu negócio cresça ou dê lucro. 

Agora que nos entendemos sobre a importância dos dados e da sua análise e medição, vamos abordar 3 métricas que entendo serem fundamentais para uma boa gestão do teu negócio: vendas, lucro e fluxo de caixa. Vamos analisá-las, uma a uma:

  • Vendas: falamos daquilo que é a faturação do teu negócio. Não confundir com lucro. Faturação é um termo de natureza tributária, que corresponde ao documento (físico ou digital) que materializa uma transação económica: a fatura. E a fatura é um documento legalmente obrigatório sempre que existe uma transmissão de bens e/ou serviços sujeitos, ou não, a IVA. Este documento é de caráter obrigatório mesmo quando não é solicitado pelo cliente. Nota que uma fatura representa uma promessa de realização de dinheiro. Porque, quando emites uma fatura, o teu cliente pode não pagar ou não pagar no tempo definido. No fundo,a faturação são uma boa métrica de análise, mas que não te permitem mais do que uma análise parcial do negócio
  • Lucro: técnica e contabilisticamente, o lucro corresponde ao montante apurado a partir da subtração dos custos às receitas. Dito de outra forma, as receitas  resultam da venda de bens ou serviços prestados pelo teu negócio, e se a estas forem subtraídos os custos que resultam da produção do bem ou serviço prestado teremos apurado lucro. Se o produto que vendes é um livro por exemplo, a receita é o valor que recebes por ele, ao passo que os custos incluem tudo o que foi necessário para a sua produção - a impressão ou o trabalho da designer que o ilustrou.
  • Fluxo de Caixa: gerar lucro, por si só, não equivale a ter um negócio  saudável. Essa saúde é refletida pela análise destas 3 métricas em conjunto, sendo o fluxo de caixa parte integrante desta análise, que mais não é do que o movimento de entradas e saídas de dinheiro do teu negócio. Porque existe sempre uma diferença entre aquilo que é a faturação, a tal promessa de realização de dinheiro, que resulta de pagamentos que podem ou não acontecer no momento esperado, e o rendimento que efetivamente se gerou, que dá origem ao lucro. E quando a promessa de realização de dinheiro não se concretiza ou não se concretiza no momento esperado, o teu negócio pode deixar de ter dinheiro disponível para funcionar. Daí ser importante medires o fluxo de caixa gerado pelo teu negócio para perceber como podes fazer face aos pagamentos que necessitas fazer.

Vendas, Lucro e Fluxo de Caixa são 3 métricas absolutamente essenciais para uma gestão bem-sucedida do teu negócio. E a própria definição de cada uma delas ilustra bem a importância de as acompanhares de forma rigorosa. 

Quando não o fazes, corres o risco de não tomares as decisões mais acertadas, de assumir pagamentos que podes não conseguir fazer e, em consequência, de ficares sem fluxo de caixa. 

E isso pode levar à falência do teu negócio.

E não foi para isso que largaste a tua antiga vida e decidiste arriscar tudo no teu próprio projecto, pois não?

Claro que não.

Por isso pára um momento para avaliar a gestão que estás a fazer, e considera seriamente um momento semanal para avaliar estas e outras métricas, que te permitam ter o pulso do teu negócio monitorizado. 

E se tudo isto deixou uma neblina de dúvida na tua cabeça, e não sabes como arrancar com este processo de acompanhamento e medição, tenho uma proposta para ti. Segue este link aqui e marca já uma sessão de qualificação comigo, para conheceres a mentoria Negócios com Propósito e Resultados, e como ela te pode ajudar a desenvolver estes e outros processos que vão tornar o teu negócio mais sólido, eficaz e resiliente.

Podes contar comigo!

Até já,

Marina Almeida

Marina

• Sobre •

Olá, o meu nome é Marina.
Gosto de criar e delinear com base na meta a atingir. A orientação por resultados faz parte de mim, e a celebração das conquistas é essencial!

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