Quando criamos um negócio ou empresa, o normal é que o façamos com os olhos postos no futuro. Queremos que ele seja próspero, consistente, mas, sobretudo, que tenha longevidade. Que seja um projeto de (muito) longo prazo. E, se possível, que atravesse gerações e se perpetue no tempo, para lá do próprio criador.
Atingir o objetivo da longevidade, com rentabilidade e solidez, não está ao alcance de todos. Para que tal seja possível, o teu negócio precisa de ter equilíbrio. E esse equilíbrio resulta da implementação de um conjunto de ações, que devem acontecer numa base regular, de tal forma que, no médio-longo prazo, se mantenham exequíveis.
Deixa-me colocar isto noutros termos: imagina que és uma pessoa sedentária que hoje decide fazer uma corrida. Não tens a preparação para o fazer, é certo, mas, se deres o teu máximo, é possível que consigas correr alguns quilómetros. E que chegues ao fim com a língua pendurada.
Contudo, se o teu objetivo é passar a correr numa base regular, dar tudo por cada corrida não será suficiente. Terás, por isso, que apostar na tua capacitação física, e isso passa não apenas pelo treino regular, como por outras variáveis como uma boa alimentação ou um bom equilíbrio psíquico e emocional. Ou seja, terás que te preparar de forma apropriada, porque já não estás a fazer uma corrida esporádica: estás a criar uma rotina, projetada no médio-longo prazo.
Transportemos este exemplo para o mundo dos negócios: se pretendes ter uma organização saudável, rentável e durável no médio-longo prazo, é fundamental que implementes um conjunto consistente de ações, diárias, semanais e mensais, que devem ser exequíveis nesse horizonte temporal.
Podes, claro, optar pelo dar tudo em cada corrida. E talvez até consigas trabalhar 10 ou 15 horas por dia, durante uma semana, um mês ou até mesmo um ano. Mas as consequências desta opção, que chegarão um dia, podem ir do burnout até à degradação da tua vida familiar.
Por isso, é importante que tenhas uma visão de médio-longo prazo sobre quem és tu no teu negócio. E que respeites as quatro dimensões do teu ser.
E que dimensões são essas?
Estas 4 dimensões, que se relacionam entre si, são profundamente impactantes. Na tua vida e, consequentemente, no teu negócio. E são fundamentais para o tal equilíbrio que irá garantir a longevidade que almejas para a tua organização.
Quatro dimensões que, isoladas, não deixam de ter valor. Mas, articuladas e a funcionar em conjunto, farão de ti um gestor e um líder mais completo, são e competente. Se souberes cuidar delas, claro.
Podes, recordo-te, ignorar esta fórmula mágica. E dar tudo em cada corrida, como se não houvesse amanhã. Porém, se daqui a uns anos entrares em burnout, ou se a tua vivência familiar se transformar numa casa a arder, o impacto de tudo isto não se manifestará apenas na tua vida pessoal. Será igualmente destrutivo para o teu negócio.
Bem sei que estes conceitos podem ser algo de novo e até complicado de digerir. Mas posso garantir-te que serão essenciais ao bom funcionamento do teu negócio. E se gostarias de conhecer esta fórmula mágica em maior detalhe, aceita a minha sugestão e vem conhecer a mentoria Negócios com Propósito e Resultados, onde poderás aprender sobre estes e outros conceitos, essenciais para o crescimento do teu negócio, e desenvolver a tua estratégia comigo.
Não corras sem sentido. Prepara-te como um campeão!
Fico à tua espera!
Até já,
Marina Almeida